Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/03/2024 - 09:55

IPVA - RS

Sefaz-RS alerta para alteração temporária na geração do QR Code para pagamento do IPVA 2024 via Pix


Por enquanto, geração do código está sendo feita pelo site do Detran, com autenticação pelo login gov.br 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), alerta os contribuintes para uma alteração temporária no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. A partir de agora, só é possível gerar o QR Code para pagamento por Pix no site do Detran-RS, usando a autenticação pelo login gov.br.

O site da Receita Estadual e o aplicativo do IPVA, assim como os canais de atendimento da RE, já estão avisando os contribuintes sobre a mudança e direcionando para o site do Detran. A medida foi tomada por questões de segurança, para evitar possíveis golpes, e vale também para o pagamento da taxa de licenciamento e de multas, além de consultas e quitação do IPVA de anos anteriores.

O Pix está disponível em mais de 760 instituições e é usado tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA 2024, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril. 

Cuidado com golpes
A Receita Estadual pede para que os contribuintes fiquem atentos para endereços falsos e golpes na internet. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros para geração do QR Code estão no domínio rs.gov.br. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix, que terá os seguintes dados:

Nome: Ipva Sefaz/RS

CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

Instituição: Bco do Estado do RS S.A

Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Bco do Estado do RS S.A.

FONTE: Ascom Sefaz-RS.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!