Você está em: Início > Notícias

Notícias

04/12/2023 - 10:23

ICMS - ES

Seminário da Sefaz-ES debate ações e melhorias para o atendimento do contribuinte


O 2º Seminário da Gerência de Atendimento ao Contribuinte contou com a presença das equipes técnicas que atuam nas 11 Agências da Receita Estadual, no Canal Fale Conosco, nas Agências Remota e Virtual, e no Programa Nota Premiada Capixaba.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou, nesta sexta-feira (1º), o 2º Seminário da Gerência de Atendimento ao Contribuinte, com a presença das equipes técnicas que atuam nas 11 Agências da Receita Estadual, no Canal Fale Conosco, nas Agências Remota e Virtual, e no Programa Nota Premiada Capixaba. O evento teve o objetivo de fazer um balanço das ações implementadas neste ano, visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados aos cidadãos.

A Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco) disponibiliza cerca de 30 serviços aos usuários, nos canais presenciais e virtuais, como: cadastro do produtor rural e de pessoas jurídicas, pedidos de isenção de impostos, emissão de certidões e homologações de livros, entre outros.

São três formas de atendimento ao contribuinte: presencial, em uma das 11 agências da Receita Estadual espalhadas pelas principais regiões do Estado; pela internet, na Agência Virtual (AGV), que conta com 167 mil contribuintes cadastrados e registra cerca de 250 mil acessos mensais; e por meio do Fale Conosco da Receita Estadual, canal no site da Sefaz direcionado a dirimir dúvidas fiscais e tributárias, que realiza uma média 3,3 mil atendimentos mensais.

“Por meio de uma série de ações e melhorias implementadas nos últimos anos, o atendimento ao contribuinte vem ganhando celeridade e ainda mais eficiência. A diversificação nos canais de atendimento, com a disponibilização de serviços on-line, é fundamental para facilitar esse contato com o Fisco e a solução de questões tributárias”, ressaltou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

O auditor fiscal e gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Pedro de Sá, destacou diversas entregas realizadas pelo setor neste ano e que fizeram a diferença no processo de qualificação dos serviços ao cidadão. O Fale Conosco, que completou dez anos em 2023, foi completamente remodelado. Um novo site foi colocado no ar, mais moderno e intuitivo, proporcionando uma experiência de interação rápida e eficiente entre o Fisco e a sociedade.

Além disso, foi implementado o “Atendimento Mais”, serviço por meio do qual o contribuinte que passa por um dos canais de atendimento da Sefaz avalia o serviço prestado. “Esse feedback permite que o Fisco atenda melhor às necessidades do cidadão, promovendo mudanças quando necessário e instituindo um processo contínuo de avaliação de melhoria dos atendimentos”, destacou Pedro de Sá.

As Agências da Receita Estadual também passaram por melhorias e reformas, com a entrega de um espaço totalmente renovado em Alegre, no sul do Estado. Para assegurar maior agilidade na resolução de questões tributárias, o atendimento por videochamada para a realização de serviços disponibilizados nas agências da Receita Estadual, inicialmente voltado para advogados e contabilistas, ganhou uma maior abrangência. 

O serviço foi ofertado também para os cidadãos em agências de sete municípios do interior do Estado: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Linhares e São Mateus. Os agendamentos podem ser feitos pelo sistema Agenda ES.  

FONTE: Assessoria de Comunicação da Sefaz-ES.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!