Você está em: Início > Notícias

Notícias

25/07/2019 - 09:58

Cadastro Positivo

Publicado novo regulamento do Cadastro Positivo


Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 25-7, o Decreto 9.936/2019, que mediante revogação da Decreto 7.829/2012, estabelece nova regulamentação da Lei 12.414/2011, que disciplina a formação e a consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito, o chamado cadastro positivo.

O histórico de crédito é composto pelo conjunto de dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento realizadas por pessoa natural ou jurídica.

A disponibilização a consulentes do histórico de crédito do cadastrado, pelo gestor de banco de dados, fica condicionada à autorização, prévia e específica, do cadastrado. A autorização também se aplica aos bancos de dados em funcionamento em 9-7-2019, data de início da vigência do cadastro positivo compulsório (Lei Complementar 166/2019).

A autorização para disponibilização de histórico de crédito a consulentes deverá ser concedida pelo cadastrado a gestor de banco de dados, em formato físico ou eletrônico, diretamente ou por meio de consulente, conforme o modelo apresentado no Anexo do Decreto. Esta autorização será concedida:
– para cada acesso pelo consulente autorizado; ou
– para acesso pelo consulente autorizado por prazo fixo de até 3 meses, na hipótese de autorização concedida por pessoa natural, ou de até 12 meses, na hipótese de autorização concedida por pessoa jurídica.

Caso o consulente seja instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, a autorização poderá ser concedida por prazo indeterminado, limitado ao período de duração do relacionamento contratual entre a instituição e o cadastrado.

O Decreto 9.936, prevê, dentre outros requisitos mínimos, que o funcionamento dos gestores de bancos de dados e o compartilhamento de informações autorizado pela Lei 12.414/2011, deverão atender, nos aspectos econômico-financeiros, com patrimônio líquido mínimo de R$ 100.000.000,00, comprovado por meio de demonstração financeira relativa ao exercício mais recente, auditada por auditor independente registrado na Comissão de Valores Mobiliários.



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!