Você está em: Início > Notícias

Notícias

22/04/2014 - 14:28

ICMS - SC

Santa Catarina: Profissionais de contabilidade aprovam aplicativo que permite consultar situação fiscal de múltiplos clientes


97% dos profissionais que responderam à pesquisa consideram que ficou mais fácil identificar problemas com a nova ferramenta
Os profissionais de contabilidade aprovaram o aplicativo “Conta Corrente – Consulta de Contribuintes com Pendências Fiscais”, desenvolvido pelo Sistema de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda (SAT/SEF) com o objetivo de permitir consultar a situação fiscal de múltiplos clientes.  Pesquisa realizada pelo SAT com a participação de 802 contadores mostrou que 98% aprovaram o programa e 97% consideram que ele facilita a identificação dos problemas.
“A finalidade da pesquisa foi incentivar o uso do aplicativo que os próprios contabilistas nos solicitaram”, explica Omar Afif Alemsan, gerente de Sistemas e Informações Tributárias da SEF. Para ele, a maior vantagem para os profissionais de contabilidade é poder ver de forma mais clara todas as pendências fiscais de seus contribuintes com apenas um clique e na mesma tela. Na pesquisa, 43% dos profissionais que participaram afirmaram que buscam pendências de múltiplos clientes.
O novo aplicativo também traz vantagens para a própria SEF. “Agora, o servidor da Fazenda pode fazer a pesquisa com a mesma visão do contabilista, ou seja, relacionar os contribuintes atendidos por um único escritório ou contador. Isso potencializa a comunicação entre o fisco estadual e os contabilistas, transformando-se num instrumento muito útil para a cobrança dos créditos tributários”, observa Afif.
A pesquisa foi realizada no período de 27 de março a 10 de abril pelo próprio SAT. Um total de 84% dos participantes disse que já conheciam o aplicativo “Conta Corrente – Consulta de Contribuintes com Pendências Fiscais”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEF




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!