Você está em: Início > Notícias

Notícias

16/12/2010 - 13:52

Previdência Social

Campanha alerta cidadão contra utilização de intermediários

O Ministério da Previdência Social lançou ontem (15/12) campanha publicitária nacional de utilidade pública alertando à população a não procurar intermediários para ter acesso a benefícios ou quaisquer outros serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A campanha explica as facilidades que o segurado dispõe atualmente, neste "novo tempo da Previdência Social", para requerer seu benefício ou resolver outras pendências.

Atualmente, o cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, pela Central 135. O serviço é de graça, se for feito por telefone fixo, ou tem custo de ligação local, se for feito de celular. O segurado também pode agendar seu atendimento pela internet no Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br) ou se dirigir diretamente a uma das atuais 1.173 agências da Previdência Social em todo o país.

A campanha está sendo divulgada nas emissoras de TV (em cinco redes nacionais), rádios (23 redes), jornais (de municípios com população acima de 80 mil habitantes), além de revistas nacionais. Nas agências da Previdência Social de todo o país serão afixados cartazes com o mesmo tipo de alerta. A campanha será encerrada no dia 7 de janeiro.

O presidente do INSS, Valdir Simão, explica que o segurado tem hoje várias maneiras de buscar os serviços previdenciários, não precisando de intermediários. Além dos canais remotos, o segurando conta com o atendimento presencial "Nas nossas unidades, o segurado é recebido em um ambiente confortável e os servidores fornecem todas as orientações necessárias para requerer seu benefício ou outros tipo de serviço", explica Simão.

Reclamações sobre a atuação de intermediários podem ser feitas na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. Para isso, basta ligar para a Central 135 e digitar a opção 3 no menu eletrônico. Se preferir a internet, o segurado deve acessar o portal da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e clicar no link "Ouvidoria-Geral". A manifestação também pode ser apresentada pessoalmente ou por carta, enviada à sede do órgão em Brasília.

Clique aqui para ver o filme da campanha.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!