Você está em: Início > Notícias

Notícias

03/08/2009 - 16:57

Seguridade Social

Brasil e Chile renovam acordo de Previdência Social

Os governos do Brasil e do Chile renovaram na quinta-feira o acordo de Previdência Social - mantido entre os dois países desde 1996 -, assegurando direitos previdenciários aos trabalhadores brasileiros e chilenos que migram entre os dois países. O novo texto adequa as regras às mudanças legais promovidas nos últimos anos em cada um dos sistemas de previdência.

As normas entram em vigor hoje, após cerimônia da qual participaram o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente do Chile, Michelle Bachelet. As regras para que o novo acordo seja operacionalizado também entram em vigor hoje. O documento, chamado de ajuste administrativo, foi assinado pelo ministro da Previdência Social, José Pimentel, e pela ministra do Trabalho do Chile, Claudia Serrano Madrid, na mesma cerimônia.

Em seguida, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, e a ministra Claudia Madrid, assinaram uma resolução definindo os mecanismos a serem utilizados pelos respectivos órgãos executores da política previdenciária para cumprirem as regras do acordo. O evento ocorreu na reunião de trabalho do presidente Lula com a presidente chilena, no encerramento do Encontro Empresarial Brasil – Chile, promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O novo acordo previdenciário entre Brasil e Chile foi discutido e aprovado em 2007 e ratificado pelo Congresso Nacional em 2008. O texto que vigorava foi assinado em 1993, ratificado em 1995 e passou a valer em 1996.

Atualmente, o Brasil mantém acordo previdenciário com Portugal, Espanha, Itália, Cabo Verde, Grécia e Luxemburgo, além de fazer parte do acordo do MERCOSUL - que inclui Argentina, Uruguai e Paraguai. O país também participa do acordo Iberoamericano, que reúne os 21 países das américas.


FONTE: MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!