INSS começa a confirmar no dia 18 comparecimento de segurados agendados
A partir do próximo dia 18, começa a operação de confirmação de comparecimento dos segurados da Previdência Social que agendaram atendimento. O objetivo é conscientizar os beneficiários sobre a importância de comparecerem às Agências da Previdência Social (APS) nos dias e horários marcados e, com isso, reduzir os prazos da agenda eletrônica. Esta ação faz parte do Plano de Redução de Prazos da Agenda Eletrônica, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no mês passado, por meio da Resolução 34 INSS/2007.
Durante o fim de semana, quando os sistemas já estarão prontos, serão realizados testes para que, na segunda-feira, a confirmação comece oficialmente e em caráter experimental. As ligações, feitas com 96 horas de antecedência pelos operadores da Central de Teleatendimento 135, serão gravadas.
Caso o segurado não confirme o comparecimento, a vaga será imediatamente cancelada pelo operador da Central e o dia e horário serão marcados para que outro segurado seja atendido. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende, com essa ação, reduzir o índice de desistência ou de ausência e aumentar a oferta de vagas pelo Sistema de Agendamento Eletrônico (SAE).
Inicialmente, as ligações serão apenas para os segurados que agendaram atendimento e aguardam para requerer benefícios nas unidades de atendimento. Já a confirmação do beneficiário que agendou uma perícia médica terá início numa segunda fase, com data a ser divulgada pelo Instituto. É importante esclarecer que o segurado que tem data marcada, mesmo se não receber a ligação da Central 135, deverá se apresentar na APS no dia e horário que está marcado.
Além de confirmar a data do atendimento, o operador da Central 135 perguntará ao segurado se ele tem toda a documentação necessária para requerer o benefício. Ou seja, vai checar se o segurado tem identidade, o CPF, um comprovante de residência, PIS, CTPS ou carnês, certidão de nascimento ou casamento e endereço com CEP. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido. De acordo com a pesquisa realizada pela Diretoria de Atendimento (Dirat) do INSS, 30 por cento dos segurados que agendam horário para atendimento não comparecem às Agências da Previdência Social (APS). Isso gera desperdício da capacidade instalada e dilata os prazos de atendimento da agenda. Ou seja, outros segurados que estão aguardando na fila poderiam ser atendidos nesses horários marcados e não utilizados. Mensalmente, são feitos 300 mil agendamentos de atendimentos pela Central 135.
Segundo o diretor de Atendimento, Leonardo Schettino, a grande importância está na otimização da força de trabalho. “Quanto mais pessoas comparecem às APSs, melhor é o aproveitamento, que contribui de maneira decisiva para a redução do tempo médio da agenda”, completa.
FONTE: INSS
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