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28/05/2007 - 09:15

Previdência Social

Trinta por cento dos segurados que marcam hora não comparecem às agências

Trinta por cento dos segurados que agendam horário para atendimento, não comparecem às Agências da Previdência Social (APS), segundo pesquisa realizada, em abril deste ano, pela Diretoria de Atendimento do INSS (Dirat). O não comparecimento gera desperdício da capacidade instalada e dilata os prazos de atendimento da agenda. Ou seja, outros segurados que estão aguardando na fila, poderiam estar sendo atendidos nesses horários marcados e não utilizados.

Para resolver o problema da demanda reprimida provocada por este problema, o INSS fará uma ação nacional, cujo objetivo é conscientizar os beneficiários sobre a importância de comparecerem as APS nos dias e horários marcados e, com isso, reduzir os prazos da agenda eletrônica. Esta ação faz parte do Plano de Redução de Prazos da Agenda Eletrônica, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 23.

Os atendentes da Central 135 ligarão para os beneficiários para confirmar o comparecimento. As ligações serão gravadas. Caso o segurado não confirme o comparecimento, a vaga será imediatamente cancelada pelo operador da Central e o dia e horário serão marcados para que outro segurado seja atendido. O INSS pretende, com essa ação, reduzir o índice de desistência ou de ausência e aumentar a oferta de vagas pelo Sistema de Agendamento Eletrônico.

A pesquisa feita pela Dirat constatou também que 40% dos segurados contatados por telefone para antecipar a agenda informaram que não tinham interesse em fazê-lo. De acordo com a Diretoria de Benefícios do INSS, muitos desses segurados, mesmo não tendo preenchido as condições para requerer o benefício, agendavam o atendimento com antecedência, congestionando a agenda. Agora, para que a Data de Entrada do Requerimento (DER) seja garantida na mesma data do agendamento, há a necessidade de que o segurado possua os requisitos mínimos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e outros) para requerer o benefício, na data do agendamento.

De acordo com o Diretor de Atendimento, Leonardo Schettino, a comprovação de comparecimento que a Central 135 vai fazer permitirá a depuração da agenda. Isso significa que os prazos atuais para atendimento serão reduzidos, principalmente porque serão excluídos agendamentos feitos por beneficiários, que sequer pensam em comparecer à Agência no dia e horário marcados. “Queremos dinamizar ainda mais o atendimento em nossas agências e diminuir o prazo”, afirma Schettino.

Serviço – O INSS realizou uma experiência piloto na Agência da Previdência Social em Uberlândia, onde os servidores fizeram um mutirão para confirmar agendamentos e conseguiu antecipar o atendimento de aproximadamente 50 beneficiários que tinham agendamento marcado para o mês de junho para solicitar aposentadorias, benefícios assistenciais, salários maternidade e outros. O segurado José Manoel Pontes, 56 anos, foi uma das pessoas contatadas por servidores da Agência. Para ele essa ação é muito importante, ajuda bastante o beneficiário que está aguardando. “Meu agendamento estava marcado para junho, mas fui chamado no último dia 23 para comparecer a APS. Tive um bom atendimento. Fui atendido na hora marcada. Acreditava que estava bem próximo de me aposentar, mas ainda faltam 8 meses, descobri isso na hora do meu atendimento”, revela Pontes.

Já o técnico em enfermagem, Mário Aparecido da Silva, 51 anos, também estava com atendimento agendado para junho e já foi atendido. “Estou feliz, ganhei tempo, apresentei toda a minha documentação para requerer a aposentadoria. Agora fico mais tranqüilo. É uma medida extremamente satisfatória”, completa Silva.

FONTE: Previdência Social

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