Você está em: Início > Notícias

Notícias

25/05/2007 - 09:06

Previdência Social

Presidente do INSS anuncia campanha sobre as perícias médicas

O presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira, anunciou ontem (24/5), em Salvador, durante a abertura do I Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária, a realização de uma campanha de esclarecimento sobre as perícias médicas do INSS. O objetivo é informar a população sobre as condições para a concessão de benefícios por incapacidade, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, responsáveis por 60% dos novos requerimentos de benefícios. Atualmente, os peritos do INSS realizam 34 mil perícias por dia.

O presidente do INSS afirmou, ainda, que há uma preocupação com a melhora das condições de trabalho e segurança dos peritos médicos. Ele destacou a criação de 12 Agências da Previdência Social especializadas em benefícios por incapacidade, que possibilitarão a centralização de todas as atividades necessárias para o atendimento e a concessão deste tipo de benefício. Ele informou que a primeira unidade já está em operação desde abril, em Porto Alegre, e as demais começarão a funcionar ainda este ano.

Segundo Oliveira, o acentuado aumento na requisição e concessão de benefícios por incapacidade ocorrido nos últimos anos, demandou do INSS uma série de iniciativas para aprimorar a gestão da perícia médica, entre elas a criação da carreira de perito médico e o reordenamento da lógica de avaliação médico pericial. Ele frisou a necessidade de um trabalho em conjunto dos dirigentes do INSS e dos peritos médicos para avançar, ainda mais, no aperfeiçoamento do serviço médico-pericial.

"No futuro imediato, são muitas as tarefas que devemos compartilhar em prol da melhoria da perícia médica. Para dar mais alguns passos é imprescindível contar com o engajamento de todos, durante a jornada de trabalho, na busca incessante de metas e resultados, com o foco voltado para a qualidade da perícia médica, o pronto atendimento aos segurados, a redução do tempo de espera, a redução de filas e o aumento da resolução dos pedidos de benefícios", concluiu o presidente do INSS.

O congresso, que conta com a participação de cerca de 200 peritos médicos do INSS, discute temas como o aperfeiçoamento do perito médico e o nexo técnico epidemiológico. Também participaram da abertura, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o deputado Nélson Pellegrino (PT-BA).

FONTE: Previdência Social

Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br