Você está em: Início > Notícias

Notícias

21/05/2007 - 09:24

FGTS

Comissão de Educação analisa criação de financiamento educacional com dinheiro do FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá passar a financiar também o ensino superior dos estudantes de baixa renda. É o que propõe projeto do senador Flávio Arns (PT-PR), o PLS 321/03, que deverá ser apreciado na reunião da Comissão de Educação (CE) marcada para esta terça-feira (22-5) às 11h. A matéria, que tramita terminativamente na CE, recebeu voto favorável do relator, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG)

Atualmente, os recursos do FGTS somente podem ser aplicados em habitação, saneamento básico e infra-estrutura urbana. A proposição também amplia as fontes de arrecadação do Fundo incluindo os saldos devedores, encargos e sanções dos contratos de financiamentos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e dos empréstimos do Programa de Crédito Educativo liberados após 27 de junho de 1999. Também abre possibilidade para doações.

- A idéia básica é a de que, ao longo de cinco ou seis anos, sejam alocados ao financiamento do ensino superior percentuais crescentes dos recursos destinados a aplicações, nos orçamentos anuais do FGTS, até que a carteira de operações de crédito dessa nova modalidade de aplicação atinja 10% do patrimônio do Fundo, hoje estimado em cerca de R$ 75 bilhões - explica Flavio Arns.

Outra matéria incluída na pauta de sete itens da Comissão de Educação é o relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) favorável ao projeto do então senador Francisco Pereira que determina às bibliotecas públicas a inclusão no seu acervo de versões completas da Bíblia em braile. A CE decidirá de forma terminativa sobre o assunto.

FONTE: Agência Senado


Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!