Redes prometem recuperar o carrinho virtual em sites de compra
Diante do abandono de 70% dos carrinhos virtuais pelos consumidores nos sites de compra, diversas plataformas resolveram desenvolver ações para recuperar essas vendas perdidas. Entre elas estão os sites Enviou, ShopBack e Betalabs, que começam a registrar ganhos expressivos.
Idealizada pelo empresário Felipe Rodrigues em 2016, a plataforma Enviou já conta com 19 mil lojistas on-line cadastrados. Através de um sistema de envios de newsletters, a empresa estima que a taxa de conversão dos carrinhos abandonados fique entre 8% e 15%. Com planos que custam a partir de R$ 39 por mês, o Enviou pretende chegar a 40 mil clientes e registrar um faturamento de R$ 2 milhões até o final de 2017.
A ideia nasceu a partir de uma experiência própria: após identificar o alto nível de abandono das compras na loja virtual LookStore: "Há quatro anos, notamos que 70% das pessoas que entravam no site, chegavam a colocar o produto no carrinho, mas não completavam a compra", afirma o CEO do Enviou, Felipe Rodrigues.
Recuperando as vendas
Consolidada nesse mercado, a plataforma ShopBack recaptura as vendas perdidas por meio do sistema de volume de dados Big Data. A tecnologia avançada possibilita com que a empresa faça uma avaliação mais qualificada do comportamento dos navegantes, permitindo realizar ações de 'behavioral' e 'e-mail retargeting' sem que o usuário tenha preenchido qualquer informação no portal. Apesar de menos clientes, por volta de 900 empresas, a ShopBack já registrou um faturamento significativo de R$ 16 milhões em 2016. Segundo a empresa, o retorno das vendas perdidas pode chegar a 30%.
"A nossa ideia é tentar entender o que o usuário faz [quando visita o portal]. Se ele clica no botão de comprar ou se apenas utiliza o site para uma pesquisa de preço. Nosso primeiro objetivo é estimular a conversão da venda. Mas [para isso] precisamos entender a busca que ele está fazendo e os motivos do abandono", diz o CEO da ShopBack, Isaac Ezra.
Detentora de clientes renomados que atuam em diversos segmentos, o modelo de contrato com a plataforma é estritamente por produtividade - as empresas pagam apenas uma parcela de acordo com as vendas recuperadas.
"Nós fazemos tudo para o cliente. O importante é que ele saiba que terá resultado. O cliente paga apenas uma comissão em cima das vendas. O risco é zero para ele", diz Ezra.
Especialista no desenvolvimento de plataformas de e-commerce e sistemas de gestão empresarial, a Betalabs também trabalha com o sistema de retorno das vendas abandonadas, com um plano de R$ 299. "Hoje, cerca de 100 dos nossos clientes trabalham com a recuperação. A gente estima que a taxa de conversão fique entre 15% e 30%. [Mas] a diferença entre quanto cada empresa vai recuperar está relacionada a forma de atuação dela", diz o sócio-fundador da Betalabs, Luan Gabellini.
FONTE: DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços
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