Você está em: Início > Notícias

Notícias

01/07/2009 - 16:24

Greve

Servidores do INSS do RJ participaram hoje de manifesto

 


Cerca de 500 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Rio de Janeiro participaram hoje (1º) de uma manifestação com objetivo de reivindicar a manutenção da jornada de 30 horas, sem redução do salário, além de outros benefícios.

O ato foi em frente à maior agência da Previdência Social no estado, na Rua Pedro Lessa, no centro da cidade. Os manifestantes usaram carro de som para convocar servidores para greve e explicar as reivindicações do movimento para a sociedade.


Os funcionários do INSS estão em greve desde o último dia 16. A paralisação é nacional e tem objetivo de manter a jornada de 30 horas semanais, incorporar gratificações, cobrar novos concursos e melhora das condições de trabalho e de atendimento ao público. “O sistema não serve, está falido. A gente está trabalhando, o sistema cai, não tem um suporte para atender os 40 mil trabalhadores que precisam acessar os dados e atender as pessoas”, afirmou uma das servidoras do INSS, a advogada Elza Correia.


“Muitas vezes, o segurado está adoentado, fica impaciente, ou está com problema de alimentação e tem que ficar horas a mais aqui, aguardando atendimento... Isso é um absurdo”, completou a servidora.


Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Previdência e Trabalho (Sindsprev-RJ), mais de 70% dos servidores aderiram à greve. Várias agências estão fechadas e só há atendimento de perícia médica para casos agendados com antecedência.


O Ministério da Previdência Social disse que a paralisação foi considerada “ilegal” e “abusiva” pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mesmo antes de começar, porque não houve negociação prévia. O STJ estipulou multa diária de R$ 110 mil pelo descumprimento da decisão.


Amanhã (2), a greve deve ser discutida com representantes do governo e de sindicalistas, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, em uma audiência pública proposta pelo senador José Nery (P-SOL-PA).


FONTE: AGÊNCIA BRASIL



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br