Você está em: Início > Notícias

Notícias

20/10/2008 - 11:04

Horário de Verão

Central 135 altera atendimento desde domingo

Desde domingo (19/10), o atendimento da Central 135 se adequou ao horário de Verão, que começou a vigorar em dez estados e no Distrito Federal. A Central 135 funcionará nesses estados das 8h às 23h, seguindo o horário oficial de Brasília, de segunda-feira a sábado. O atendimento voltará ao normal no dia 15 de fevereiro de 2009 (terceiro domingo).

De acordo com o decreto que instituiu o horário de Verão deste ano, seguirão a hora oficial de Brasília os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (Região Sul), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (Região Sudeste), Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal (Região Centro-Oeste).

Já para os demais estados - das Regiões Norte e Nordeste -, o funcionamento da Central 135 permanecerá das 7h às 22h, de segunda a sábado. A unificação dos horários voltará em fevereiro de 2009.

Central 135 – A utilização de apenas um número facilita a memorização e o acesso da população aos serviços previdenciários. Telefonar de um aparelho fixo ou público é de graça. De um celular, o custo é de uma ligação local. Para garantir um atendimento ainda melhor, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) supervisionam todo o trabalho dos operadores nas três centrais telefônicas.

Pelo 135, o segurado pode agendar dia e hora para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS), tornando desnecessária a permanência em filas. Os atendentes estão preparados para prestar informações, registrar e encaminhar para os setores competentes todos os tipos de reclamações ou denúncias.

Também pelo telefone 135 é possível marcar dia e hora para fazer a perícia médica inicial, necessária para conseguir o auxílio-doença, agendar atendimento para pedir a prorrogação do auxílio-doença ou para solicitar a reconsideração do resultado da perícia médica.

A central marca ainda atendimento para o cidadão requerer aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão e benefício assistencial. Outros serviços oferecidos com hora marcada são a simulação de contagem do tempo de contribuição e a solicitação de certidão de tempo de contribuição.

Desde junho do ano passado, os operadores da Central 135 passaram a ligar para os segurados, até 72 horas antes do dia marcado, para confirmar o comparecimento em uma APS. É que 30% dos agendamentos eram desperdiçados pelos segurados, aumentando o tempo de espera para novas marcações. Para a segurança dos beneficiários, as ligações são gravadas e todas as telas dos computadores acessadas pelos operadores são filmadas.
 
FONTE: Previdência Social


Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!