Você está em: Início > Notícias

Notícias

27/08/2008 - 11:13

Previdência Social

INSS envia contracheque para 25 milhões de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, pelos Correios, o contracheque semestral para cerca de 25 milhões de beneficiários. O comprovante, referente ao primeiro semestre de 2008, chegará à casa dos beneficiários em até dois dias úteis após a postagem, para os que residem nas capitais, e em até três dias úteis, para quem mora nas demais cidades e áreas rurais.

O envio dos contracheques envolve a impressão dos dados pela Dataprev e a emissão para os Correios. O processo é feito de acordo com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito, com a média de 2,5 milhões de contracheques por lote. Os primeiros expedidos são os de benefícios com final 1. Além de aposentados e pensionistas, também receberão o documento segurados que estão em auxílio doença e os que recebem benefícios assistenciais.

No documento, o INSS alerta aos beneficiários para medidas de segurança que devem ser seguidas para evitar o uso indevido de seus dados por pessoas inescrupulosas: não fornecer nem o número do benefício ou a senha do banco ou dados pessoais a terceiros. Desconfie de solicitação de dados cadastrais pelo telefone, pois o INSS não utiliza essa prática. Na dúvida, o segurado deve desligar o telefone e ligar para a Central 135, e pedir informações. A ligação é gratuita, se feita de telefone fixo ou público, e ao custo de uma ligação local, se feita de um celular.

Devido ao volume de impressão e à capacidade de produção da Dataprev para esse tipo de documento, estimada em 350 mil contracheques por dia, cada lote leva em média uma semana para ficar pronto para expedição. A previsão é de que a última postagem dos comprovantes ocorra no início de novembro.

De acordo com o cronograma da Dataprev, o próximo lote a se expedido – com final 2 – está previsto para 1º de setembro. Os demais serão postados nos dias 9 de setembro (final 3), 17 de setembro (final 4), 25 de setembro (final 5), 3 de outubro (final 6), 10 de outubro (final 7), 20 de outubro (final 8), 27 de outubro (final 9) e 7 de novembro (final 0).

Além dos valores recebidos pelos beneficiários entre os meses de janeiro e junho de 2008, o contracheque traz informações sobre todos os descontos efetuados no pagamento, como parcela de empréstimo consignado, imposto de renda retido e pensão alimentícia, se for o caso.

O objetivo do documento é permitir que os beneficiários tenham facilidade em comprovar a sua condição perante a Previdência Social, bem como a renda quando necessitarem. O envio de comprovantes é uma antiga reivindicação de aposentados e pensionistas do INSS e o primeiro, nesse modelo, foi enviado no início deste ano, com os rendimentos do segundo semestre do ano de 2007.

Quem tem acesso à internet pode imprimir o comprovante de rendimento do mês. Basta acessar a página do Ministério da Previdência Social, clicar em “extrato de pagamento de benefício”, cujo atalho se encontra na página inicial, e digitar o número do benefício e a data de nascimento, além dos dígitos de segurança que aparecem na tela.


 


FONTE: Previdência Social




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!