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19/08/2008 - 15:18

Previdência Social

Sindicatos rurais devem procurar gerências para obter senha

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse hoje à Rádio Previdência que os sindicatos de trabalhadores rurais que quiserem obter senha para agendar atendimento coletivo no INSS para os seus filiados, devem procurar uma Gerência Executiva do Instituto na sua região. O sistema de agendamento coletivo pela internet começou a funcionar no dia 14 de agosto e a participação dos sindicatos de trabalhadores rurais foi possível após assinatura de protocolo de intenções com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).



 


Segundo o ministro, o procedimento é o seguinte: os sindicatos de trabalhadores rurais devem procurar as Gerências Executivas do INSS na sua região, para assinar convênio. A partir daí vão receber uma senha e poderão utilizar a internet para agendar o atendimento de grupos de trabalhadores rurais nas Agências da Previdência Social (APS). Para garantir o serviço, cada uma das APS reserva um número de vagas para os sindicatos rurais, de acordo com a capacidade de atendimento. O agendamento é coletivo, mas o atendimento é individual.



 


Pimentel explicou que o agendamento coletivo traz muitas vantagens para os trabalhadores. Primeiro, os deslocamentos das áreas rurais até as unidades do INSS serão facilitadas, porque poderão ser feitos em grupos. Além disso, os trabalhadores irão esperar menos pelo atendimento. Outra vantagem é que o sindicato já informa ao trabalhador quais os documentos que ele deve levar no dia marcado, o que agiliza o processo.



 


O novo sistema permite que os trabalhadores agendem dia e hora para solicitar aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão. Também é possível ao trabalhador rural entrar com recurso contra decisões do INSS ou pedir revisão do valor do benefício.



 


O ministro Pimentel disse ainda que o sistema de agendamento eletrônico pela internet, para grupos, pode ser utilizado também por empresas, sindicatos, outras entidades de classe e secretarias de assistência social de municípios. Mas é necessário que a entidade assine convênio com o INSS.



 


Pimentel ressaltou que essa é mais uma medida de gestão para melhorar o atendimento à população, que se soma a outras iniciativas, como a implantação e o aperfeiçoamento da Central 135. Por telefone e sem sair de casa, o segurado da Previdência Social pode agendar atendimento, perícias médicas e outros benefícios, além de propor sugestões para a Ouvidoria. O sucesso dessa iniciativa - disse o ministro - pode ser conferido pela redução de 83% nas filas, no momento da abertura das agências. “Com o agendamento, os segurados são atendidos com hora marcada, sem perda de tempo. Essa medida proporcionou a melhoria do atendimento e, agora, damos um novo passo com a implantação do agendamento coletivo”, finalizou Pimentel.



 


Fonte: Previdência Social.



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