Você está em: Início > Notícias

Notícias

28/06/2024 - 11:26

ICMS - MG

Delegacia Fiscal de Divinópolis, em Minas Gerais, apreende toneladas de sabão em pó falsificado


Esquema de adulteração foi descoberto no município de Bom Despacho, no Centro-Oeste do estado

Novo esquema de adulteração de sabão em pó foi descoberto e desmantelado pela Receita Estadual de Minas Gerais, dessa vez, no município de Bom Despacho, na região Centro-Oeste do estado. A operação aconteceu nessas terça e quarta-feira (25 e 26/6), por meio de um trabalho conjunto da Delegacia Fiscal de Divinópolis e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Todo o processo era realizado em um galpão onde foram encontradas, aproximadamente, 18 toneladas de sabão em pó, 20 toneladas de sabão a granel adulterado e 14,4 mil caixas de sabão em embalagem de 800 gramas.

Nesse local, de acordo com o delegado fiscal de Divinópolis, Montovany Ângelo de Faria, produtos sem procedência e de qualidade duvidosa estavam sendo manipulados e misturados a outros componentes químicos. Além disso, foi identificada a fábrica onde o sabão adulterado estava sendo empacotado em caixas de uma marca líder de mercado.

"Essas evidências são importantes para desvendar a extensão da rede envolvida no esquema e rastrear outros ilícitos tributários. Embora os responsáveis pela adulteração não tenham sido encontrados durante a operação, foram apreendidos documentos fiscais e comprovantes de transações", relatou o delegado fiscal.

A ação da DF/Divinópolis, que teve a participação de 11 Auditores Fiscais, dos quais sete recém-nomeados, é um desdobramento do trabalho realizado pela PMRv, na última segunda-feira (24/6), que resultou na apreensão de um caminhão contendo cerca de 27 mil caixas de sabão em pó, além da descoberta de um depósito onde foram encontradas mais de 23 mil caixas do produto e 64,6 mil embalagens de papelão.

O superintendente de Fiscalização da Receita Estadual, Carlos Renato Confar, ressaltou o empenho da Delegacia Fiscal de Divinópolis, incluindo os novos Auditores Fiscais em um trabalho dessa grandeza para combater as fraudes fiscais.

“Esse trabalho, que culminou com a exitosa operação, demonstra o quanto todos os servidores estão empenhados em fazer de Minas Gerais um estado em que a ilegalidade é coibida com todo o rigor da lei”, afirmou Confar.

Recorrência
No último dia 3 de maio, a Receita Estadual deflagrou a operação “Limpeza Profunda”, em parceria com a Polícia Civil (PC), que desmantelou um esquema de falsificação de sabão em pó. Na ocasião, seis pessoas foram presas em um galpão clandestino, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com cerca de 40 toneladas de sabão em pó sem procedência sendo envasados em caixas idênticas às da líder de mercado. As investigações tiveram participação das superintendências Regionais da Fazenda de Divinópolis e de Belo Horizonte.

FONTE: Notícias da SEF-MG.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!