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21/05/2024 - 13:44

ICMS - MG

MG reduz o tempo de resposta da autorização de emissão de documentos fiscais eletrônicos


Força-tarefa da STI e Receita Estadual e aquisição de equipamentos da Oracle reforçam desempenho e garantem a alta disponibilidade do sistema para contribuintes

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) finalizou o processo de upgrade dos equipamentos do Data Center responsáveis pela autorização da emissão de documentos fiscais eletrônicos da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

A melhoria catapultada pelo investimento de R$ 40 milhões em hardwares e sistemas da Oracle resolve a demanda de atualização do parque tecnológico, aumentando o desempenho de processamento das diferentes documentações e conferindo alta disponibilidade para o contribuinte.

O reforço da segurança, da velocidade e da alta disponibilidade para emitir documentos é fruto da aquisição de uma infraestrutura híbrida, em que parte do processamento é feito em máquinas locais renovadas e parte é administrado na nuvem pública da Oracle (OCI - Oracle Cloud Infrastructure).

Este tipo de arquitetura tecnológica diminuiu, aproximadamente, em média, 70% do tempo de resposta (em milésimos de segundos) das solicitações feitas por contribuintes para a autorização de emissão de documentos fiscais eletrônicos:

NF-e: de 1.100 ms para 120ms;

NFC-e: de 700 ms para 350 ms;

CT-e: de 1.200 ms para 400 ms;

BP-e: de 300 ms para 70ms.

Para garantir que as autorizações de emissões continuem sem falhas, o sistema OCI, de replicação das informações, funciona como um espelho das informações e é aplicado tal qual um “gerador de emergência” a fim de que motivos de força maior não causem a queda dos serviços.

Ainda, com o objetivo de estabelecer ainda mais segurança para as informações, aliado ao OCI, a STI tem no Data Center o sistema Oracle Zero Data Loss Recovery Appliance (ZDLRA), o qual gerencia as cópias de segurança de todas as aplicações da SEF e permite restaurar rapidamente os dados em caso de sinistros.

A aquisição do ZDLRA também assegurou a melhora de desempenho dos backups em mídias físicas, como fitas magnéticas. O que antes levava seis dias para finalizar o processamento, agora termina em apenas 16 horas. As cópias são necessárias para a segurança de backups em outras localidades fora do data center da SEF/MG.

Quando se lida com um ambiente tecnológico, algumas necessidades geram novas demandas relacionadas a elas.

Conforme Alessandro Zebral, gerente do Núcleo de Infraestrutura, da Diretoria de Produtos Tecnológicos (DPT) da STI, "a atualização dos equipamentos e sistemas usados no processo de autorização de emissão de documentos fiscais eletrônicos alinha-se com o que há de mais qualificado no mercado”.

“Com esse upgrade, também foi necessário adquirir novas ferramentas, adotar novas práticas de segurança e atualizar-se para acompanhar as inovações que surgiram. Esses passos são relevantes para a modernização da Fazenda e para a eficiente prestação de serviço ao contribuinte", afirma Zebral. 

Responsabilidade técnica
As iniciativas implementadas pela STI estão previstas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) de 2020 a 2023 e de 2024 a 2027, com execuções constantes de Leis Orçamentárias Anuais (LOA). As atividades obedecem norteadores, como “Proposição, ampliação e sustentação de soluções e atendimentos aos usuários de TIC” e “Sustentação do Data Center”.

A força-tarefa empenhada por todas as diretorias da STI, em conjunto com a Receita Estadual, fortaleceu o objetivo de competitividade digital perante as Secretarias de outros estados e mantém-se alinhada aos norteadores do programa SEF2030+ e ao novo planejamento estratégico 2024-2026.

FONTE: Notícias da SEF-MG.


 



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