Você está em: Início > Notícias

Notícias

23/11/2023 - 08:37

ICMS - RJ

Facilita MEI esclarece sobre Inscrição Cadastral no Estado do Rio de Janeiro


Evento Facilita MEI orientou microempreendedores individuais

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) concedeu 743 Inscrições Estaduais para Microempreendedores Individuais (MEIs) nestas terça e quarta-feiras (21 e 22), datas do evento Facilita MEI. O mutirão, do qual participaram, além da Sefaz, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae, realizou centenas de atendimentos, tirando dúvidas sobre a Inscrição. Quem compareceu à sede do CRCRJ teve a oportunidade de saber, por exemplo, como solicitar o cadastro, além de esclarecer perguntas sobre o cadastro dos microempreendedores.

Muitos já saíram do mutirão com a Inscrição feita, como o microempreendedor Reginaldo Gonçalves Fernandes: “Cheguei ao mutirão com a minha empresa praticamente parada. Consegui fazer a Inscrição Estadual e agora já posso emitir nota fiscal. Foi excelente”.

Já Vanderleia de Carvalho foi atrás de informações sobre a Inscrição Estadual antes mesmo de tirar o MEI. “Comecei há dois meses a trabalhar com a venda de alimentos e quero logo fazer o MEI e a Inscrição Estadual para começar com tudo correto. Tirei todas as minhas dúvidas aqui no mutirão”, afirmou.

Dúvidas relativas a documentos fiscais e emissão de nota fiscal, entre outras, também foram esclarecidas. Além disso, o Sebrae prestou consultoria de negócios para quem já é MEI. A Inscrição Estadual para os Microempreendedores Individuais foi lançada em agosto pela Sefaz-RJ. O prazo para realizar o cadastro voluntariamente, de maneira eletrônica, termina no dia 30 deste mês. Basta acessar o portal da Jucerja.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.


 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!