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02/06/2023 - 13:31

ICMS - RJ

Sefaz-RJ avança no processo de transformação digital para melhoria no atendimento do contribuinte


Pasta dá continuidade a projetos para facilitar o acesso dos contribuintes a serviços 

Com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) está realizando um trabalho de modernização dos sistemas oferecidos à população no seu Portal. Nesse processo, a pasta reformulou para o formato digital diversos procedimentos que antes eram realizados presencialmente, oferecendo, atualmente, cerca de 200 serviços de forma online.

Com foco na melhoria na prestação de serviços oferecidos pelo estado ao contribuinte, a Sefaz-RJ implementou, em 2020, o sistema de Atendimento Digital - RJ (ADRJ), que foi um marco para a Transformação Digital da pasta. A ferramenta foi criada para otimizar os procedimentos, disponibilizando o atendimento de forma remota e permitindo o acompanhamento de cada um dos requerimentos solicitados.

Com 28 serviços oferecidos, a plataforma tem como destaque mais recente o novo sistema de parcelamento de ITD, que inovou a forma de pagamento do imposto em até 48 prestações. Neste ano, no setor de eventos, os promotores também ganharam uma nova maneira de informar os seus dados e interagir. Antes, era necessário vir presencialmente à Fazenda para fazer as comunicações que agora são feitos de qualquer lugar, pela internet.

Um dos investimentos de transformação em desenvolvimento é o novo projeto de reestruturação do Portal da Fazenda, que vai unificar todos os sistemas da pasta em um único endereço de site.  A iniciativa da Subsecretaria de Tecnologia e de Informação (SUBTIC) tem o intuito de construir um ambiente de atendimento mais fácil e efetivo ao contribuinte. Na prática, a TI está mapeando a jornada desses usuários do site para propor um acesso cada vez mais personalizado. A implementação do portal está prevista para ocorrer em até três meses.

A Sefaz-RJ disponibilizou ainda uma receita de R$ 87 milhões, do Fundo Especial de Administração Fazendária (FAF), para ser aplicada na área de gestão e modernização do ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação para este ano.

“É essencial continuarmos trabalhando para evolução e modernização dos nossos sistemas, pois a tecnologia é uma ferramenta crucial para trazer mais efetividade aos serviços oferecidos aos contribuintes. Esse aprimoramento também vai garantir um dinamismo maior para a parte operacional”, ressaltou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.

Buscando intensificar o projeto de personalização da jornada dos contribuintes, a Sefaz-RJ tem estudado novas possibilidades de ferramentas para serem atribuídas ao portal no próximo ano. Entre as principais ideias estão a implementação da modalidade de pagamentos de tributos via Pix e a criação de um ambiente para os usuários, que, após efetuarem o login, vão poder encontrar registradas todas as ações já realizadas no portal.

Impactos da transformação para o público interno
Além de facilitar a vida dos contribuintes, a Transformação Digital também trouxe impactos positivos na vida dos servidores. A modernização dos sistemas propiciou mais produtividade na execução dos procedimentos. Um exemplo de aprimoramento foi a aquisição de um novo Banco de Dados, que ocorreu em fevereiro deste ano. A ferramenta vai proporcionar maior capacidade de processamento, trazendo maior agilidade para o trabalho dos funcionários da pasta.

Neste ano, a Sefaz-RJ estruturou o fluxo de processos da Subsecretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação para viabilizar funcionamento efetivo do setor com as áreas da pasta. Agora, são formados times com diversos atores da secretaria que trabalham com a metodologia ágil, focando em avanços constantes em resultados sólidos.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.


 



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