Você está em: Início > Notícias

Notícias

18/02/2022 - 11:08

ICMS - CE

Sefaz-CE lança Painel de Receitas do Trânsito de Mercadorias


A Coordenação de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce), lançou o Painel de Receitas do Trânsito de Mercadorias versão 1.0, nesta última quarta-feira (16/02). A nova ferramenta é um componente do Módulo I, do Portal da Situação Fiscal, que tem como objetivo o desenvolvimento de dashboards (painéis) para visualização de informações estratégicas do trânsito de mercadorias.

O Painel de Receitas do Trânsito de Mercadorias foi apresentado pelo supervisor do Núcleo de Monitoramento e Operações Fiscais Integradas no Trânsito (Numit), Manuel Teobaldo. “Esta é uma entrega do Posto Fiscal Inteligente, que é um grande projeto da nossa área, com recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que permitirá uma revolução nas políticas de fiscalização e de rotina do trânsito de mercadoria”, declarou.

Para ele, com dados estruturados será possível desenvolver insights de negócio. “Este painel vem para estabelecer no trânsito de mercadoria uma rotina de análise e, assim, implantar melhorias. Então, o nosso objetivo é extrair e interpretar dados de forma eficaz e apresentá-los em linguagem simples para usuários finais”, disse.

Na oportunidade, o fazendário destacou ainda que a nova ferramenta é integrada a vários sistemas corporativos da Fazenda, como Sistema de Mercadoria em Trânsito (Sitram), Sistema de Controle da Ação Fiscal (CAF) e Sistema de Comércio Exterior (Siscoex).

Para essa versão 1.0, o Painel traz como principais funcionalidades e indicadores a participação do Trânsito de Mercadoria no montante da arrecadação do Estado e especificamente do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); a estratificação da Receita nos principais grupos como: credenciamento da transportadora (Cred-T) ou do Contribuinte (Cred-C), Sem Cred, Comércio Exterior e Auto de Infração; e o fluxo de arrecadação nominal nos postos fiscais por grupos e por tipos de receitas.

Germano Ferreira, orientador da Célula de Monitoramento de Mercadorias em Trânsito (Cemot), observou que a ferramenta será disponível para todos os gestores da Cofit. “O Painel vem sintetizar uma série de informações que antes a gente não tinha. Os detalhes da Receita, como de onde ela vem, onde foi gerada e a divisão por unidade fiscal. Essa ferramenta é o início de um grande processo de elaboração desses painéis. A partir daí, vários outros detalhes serão desenvolvidos”, afirmou.

O coordenador da Cofit, José Pinheiro, ressaltou que estão sendo realizados vários trabalhos que vão melhorar a percepção do que é feito na área do Trânsito de Mercadoria. “Este Painel de Receitas ainda é um piloto para o que vamos ter no geral. A nossa expectativa é ter uma série de combinação de sistemas, onde iremos colher informações para montarmos os quadros. Então, esse é o primeiro passo para que possamos trabalhar com muitos painéis que mostram não só a atividade do Trânsito, mas também seja uma ferramenta para ser utilizada por toda a Sefaz”, contou.

Também participaram da reunião a orientadora da Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit), Ana Virgínia Gurgel; o supervisor do Núcleo de Monitoramento e Acompanhamento de Transportadoras (Numat), Sérgio Barros; o supervisor do Núcleo dos Postos Fiscais (Nupaf), Valden Capistrano; e o fazendário do Núcleo de Monitoramento Integrado, Antônio Mota Júnior.

FONTE: Sefaz-CE.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!