Você está em: Início > Notícias

Notícias

02/09/2021 - 09:41

ICMS - RJ

Sefaz-RJ participa de fiscalização conjunta em postos de combustíveis

 


Operação Pé na Estrada vistoriou 30 estabelecimentos

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) participou, nos dias 24 e 25-8-2021, da Operação Pé na Estrada, realizada em conjunto com o Procon Estadual, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Polícia Civil. Ao todo, 30 postos de combustíveis foram fiscalizados nas regiões Metropolitana, Serrana, dos Lagos e Sul Fluminense.

Entre as irregularidades tributárias encontradas pelos Auditores Fiscais da Receita Estadual, havia 11 postos sem o Livro de Movimentação de Combustíveis. Além disso, dois estabelecimentos não emitiam a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e). Outra ilegalidade, esta constatada em três postos, foi o uso de máquina de cartão de crédito e débito de outro estabelecimento.

Os fiscais do Procon Estadual encontraram faixas e cartazes promocionais que induzem o consumidor em erro foram encontradas em seis postos de combustíveis. Em uma delas, o valor do GNV é informado em destaque, porém em letras miúdas, é sinalizado que a promoção é válida apenas das 22h às 6h. Apesar de haver a informação, como a fonte é pequena, o motorista não percebe que aquele preço é apenas para determinado horário, e acaba sendo induzido em erro. Também foram constatadas pelo Procon as ausências de licença municipal de operação, do Livro de Reclamações e do Código de Defesa do Consumidor, entre outras irregularidades.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.


 



Já viu os novos livros COAD?
Holding, Normas Contábeis, Perícia Contábil, Demonstrações Contábeis,
Fechamento de Balanço e Plano de Contas, entre outros.
Saiba mais e compre online!