Você está em: Início > Notícias

Notícias

09/01/2020 - 10:16

IPVA – PR

Vencimento do IPVA no Paraná começa no dia 23 de janeiro

A Receita Estadual do Paraná começa a fazer o recolhimento do IPVA no dia 23 deste mês. Diferente de anos anteriores, os contribuintes não receberão o boleto em casa para efetuar o pagamento. A Receita também informa que não envia guias para pagamento por email. 
A medida foi adotada como parte do programa de modernização da Secretaria da Fazenda, o que vai resultar em economia de cerca de R$ 8 milhões com os gastos de impressão e envio das correspondências.

O IPVA continua sendo pago facilmente nos sete bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop). A guia de pagamento pode ser emitida no sítio da Sefa - www.fazenda.pr.gov.br, usando apenas o número do Renavan, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
O pagamento também pode ser feito diretamente nos caixas desses bancos - com exceção do Banco do Brasil, bastando apresentar o número do Renavan.
O contribuinte pode fazer o pagamento à vista, em janeiro, com desconto de 3%, ou em até 3 parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março.

RECURSOS
O calendário para pagamento do IPVA começa no dia 23, quando ocorre o vencimento da primeira parcela e da parcela única para as placas que terminam com os números 1 e 2. A data para os finais 3 e 4 é no dia 24 e assim, sucessivamente, até o dia 29 este mês. 
O valor do IPVA lançado é de aproximadamente R$ 3,7 bilhões, dos quais 50% do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo. Os recursos do imposto são aplicados em áreas prioritárias do governo, como educação, saúde e segurança.
O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.

Fonte: Sefa/PR.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!