Você está em: Início > Notícias

Notícias

19/07/2019 - 08:58

ICMS - PA

Fazenda do Pará informa sobre a emissão de NF-e por produtores rurais

Produtores rurais com inscrição estadual na Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, estão habilitados, automaticamente, a emitir Nota Fiscal eletrônica, NF-e. De acordo com as orientações da Coordenação de Cadastro da Sefa, a partir do momento em que o produtor rural passa a emitir a NF-e ele não poderá mais emitir a Nota Fiscal Avulsa eletrônica, NFA-e.

O Ajuste 7/2005, do Sistema Nacional de Informações Econômicas e Fiscais, Sinief, que instituiu a Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, desde o dia 1-10-2018, permitiu que os produtores rurais com Inscrição Estadual vinculada ao CPF emitam a NF-e, modelo 55.

Conforme o inciso II, da Cláusula terceira do Ajuste Sinief 21/2010, que instituiu o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), o Manifesto eletrônico deverá ser emitido pelo contribuinte emitente de NF-e no transporte de bens ou mercadorias realizado em veículos próprios ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas. O transporte da mercadoria deve ser acobertado por MDF-e também pelos produtores rurais que aderirem à emissão da NF-e.


Fonte: Sefa-PA.



 




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!