Você está em: Início > Notícias

Notícias

24/01/2023 - 08:28

ICMS - RJ

Cerca de 700 profissionais de contabilidade se regularizam após parceria entre Sefaz-RJ e CRC


Apenas contadores habilitados têm acesso aos sistemas da Fazenda

Cerca de 700 profissionais de Contabilidade se habilitaram junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) desde o início da parceria entre o órgão e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). Em agosto do ano passado, ficou estabelecido que apenas contadores registrados no CRC-RJ terão acesso aos sistemas da Sefaz, como o Fisco Fácil.

Essa medida tem o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de negócios do Estado do Rio, através do aumento da fiscalização de profissionais da Contabilidade e contribuintes. A regularização deve ser feita junto ao CRC-RJ, por meio do número de Whatsapp (21) 96564-0134. Durante a troca de mensagens com o sistema eletrônico de atendimento, é preciso escolher a opção 1 (Registro – Fisco Fácil).

“No futuro, poderemos reduzir a burocracia para esses contadores regularizados, abrindo mão da autenticação de documentos e do reconhecimento de firmas, por exemplo. Será uma maneira de beneficiar o bom profissional”, antecipou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.

“A classe é a principal interlocutora entre o setor empresarial e a Administração Pública, sendo estratégica para o aumento da arrecadação e o combate à fraude e à sonegação de impostos. Fiscalização é o caminho para a melhoria do ambiente de negócios do nosso Estado e esses primeiros resultados refletem isso”, afirma Samir Nehme, presidente do CRC-RJ.

Entre outras funcionalidades, o Fisco Fácil permite que os contribuintes consultem informações sobre débitos, emitam certidões e outros documentos fiscais e façam parcelamentos e retificações de impostos a pagar.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.


 



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br