Você está em: Início > Notícias

Notícias

02/08/2021 - 10:21

ICMS - MT

Consumidores do Mato Grosso denunciam nova tentativa de golpe usando o Programa Nota MT


Sefaz entra em contato com sorteados apenas por e-mail ou, em alguns casos, por ligação.


A Secretaria de Fazenda (Sefaz) recebeu esta semana novas denúncias de golpe utilizando o nome do Programa Nota MT. As mensagens foram encaminhadas via whatsapp, solicitando que a pessoa entre em contato informando o “código de liberação” para resgatar um possível prêmio de R$ 10 mil.Embora o valor informado seja o mesmo sorteado pelo Nota MT, a mensagem é uma tentativa de golpe e o cidadão deve estar atento para não ser vítima dessa ação criminosa. Alguns fatores podem auxiliar a identificar a fraude como, por exemplo, o “código de liberação”. Além de não utilizar o whatsapp como meio de comunicação, a Sefaz jamais pedirá que a pessoa ligue para algum número de celular informando o “código de liberação”.


Além do whatsapp, mensagens de SMS e ligações também são utilizadas por criminosos que, com diversos tipos de abordagem, tentam de fazer novas vítimas. É importante que ao receber qualquer tipo de abordagem semelhante a essas o cidadão, por segurança, não forneça informações pessoais ou faça o que solicitaram.


Diante dessas novas tentativas de golpe, a Sefaz ressalta que existem dois canais oficiais de comunicação utilizados pelo Nota MT: a área restrita do usuário no site ou aplicativo e o endereço de e-mail informado pelo cidadão no momento da inscrição no Programa.


Em alguns situações, quando há necessidade, a equipe do Programa Nota MT entra em contato por telefone com os sorteados, mas sempre com a devida identificação dos servidores fazendários. As ligações são realizadas para orientar o cidadão que possui alguma irregularidade que impede o recebimento do prêmio.


A Secretaria de Fazenda destaca que todas as denúncias recebidas de golpes utilizando o nome da instituição e do Nota MT são encaminhadas para a Delegacia Fazendária (Defaz), para as devidas providências. Além de denunciar, por meio da Ouvidoria e do atendimento online do Nota MT, o consumidor que se sentir ameaçado ou for vítima pode se dirigir à Polícia Civil para registrar Boletim de Ocorrência.


Como saber se foi sorteado?


Para saber se foi um dos ganhadores do Nota MT, o consumidor pode acessar o site ou aplicativo com o login e a senha de uso pessoal. Na opção sorteios é possível acompanhar as datas dos concursos e ainda fazer o download da lista dos ganhadores e dos bilhetes premiados. É nessa página, também, que é informado se a pessoa foi contemplada ou não em um dos sorteios.


Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com o Nota MT pelo telefone (65) 3617-2704, de segunda à sexta, dás 08h às 12h e das 13h às 17h. Outra opção é enviar uma mensagem, clicando no item “envie uma mensagem” disponível no site ou em “reclamações” no aplicativo de celular.


FONTE: Sefaz-MT.




Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br