Você está em: Início > Notícias

Notícias

21/05/2021 - 10:15

ICMS - RR

RR: Governo assina decreto e regulamenta produção de açaí no Estado


O governador Antonio Denarium assinou decreto que regulamenta a produção de açaí no Estado dando mais um passo para incentivar a agricultura familiar no Estado. Durante reunião com comitiva de produtores no Palácio Senador Hélio Campos, foi explicado que a medida vai regulamentar a política governamental do açaí para garantir a qualidade do produto, além de ofertar uma maior assistência técnica aos produtores, e uma fiscalização mais específica no setor.

Satisfeitos com o resultado da reunião, o produtor José Paulo Serra disse que o documento assegura a legalidade da comercialização do produto no mercado. “Em nome de todos os meus colegas produtores de açaí e polpa, quero agradecer ao governador Antonio Denarium que sancionou a lei, também ao deputado Gabriel Picanço, que trabalhou nisso na Assembleia, agora estamos regulamentados e podemos trabalhar de uma maneira boa e produtiva”, destacou Serra.

A cultura do açaí atualmente produz no Estado aproximadamente 10 mil kg por hectare plantado com irrigação, podendo ser colhidos pelo menos duas vezes ao ano. No mercado, o quilo do fruto custa pelo menos R$2.70 gerando uma riqueza aproximada de R$27 mil por hectare.

Denarium explicou que a atividade é rentável, e precisa do apoio técnico do governo para melhorar o processo produtivo. “Assinei o decreto que regulamenta a produção de Açaí no Estado. É uma atividade altamente rentável, desde que seja plantado e colhido, comercializado, industrializado com tecnologia. É mais um passo para o incentivo da agricultura familiar no Estado de Roraima”, esclareceu.

Mais Linhas de Créditos
Com o decreto, os produtores de açaí do sul do Estado poderão aumentar a produção da cultura para atender a demanda do mercado local. Isso porque na oportunidade, Denarium autorizou o presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes a buscar na agência mecanismos legais para aprovação de projetos de financiamentos de açaí.

A intenção do Governo é apoiar a cultura de açaí irrigada para atender a crescente demanda do mercado consumidor no Estado.  A comitiva de produtores aproveitou o encontro para solicitar por meio de projeto, a aquisição de materiais, insumos e equipamentos.

O pequeno produtor de São Luiz do Anauá, Alex Ferreira, pretende aumentar a produção de três ha, para 10 ha. “A impressão que temos sobre isso é a melhor possível. Saímos daqui felizes, porque entendemos que o governador é comprometido com o setor produtivo, não somente com dizem por aí, com o grande produtor, mas também com o pequeno produtor e agricultura familiar”, explicou.

Ferreira disse ainda que a iniciativa do Governo vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva. “Estamos voltados a dar vida a cadeia produtiva no Estado. Temos um grande potencial de produção e sem dúvida, com esse aval do Governo tenho certeza que vamos deslanchar como Estado produtor de açaí. A partir daí o poder público pode entrar com políticas públicas, de maneira que a gente consiga lá na ponta ter suporte, amparo legal e jurídico, ou até mesmo o acesso ao crédito”, ressaltou.

FONTE: Governo do Estado de RR.




Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br