Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/04/2021 - 10:54

ICMS - AL

AL: Novos serviços da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário são incluídos na Nise

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (05), novos serviços da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário (Gerac) através da atendente virtual “Nise”. Agora, estão disponíveis exclusivamente pela assistente os serviços de Protocolização de Denúncia Espontânea, Parcelamento de Débitos e Emissão de Documentos de Arrecadação para Quitação de Autos de Infração e de Saldos de Parcelamentos. 


O contribuinte vai anexar toda a documentação necessária para o serviço determinado acessando diretamente a Nise pelo site sefaz.al.gov.br, pelo WhatsApp pelo número (82) 4020-2560 ou pelo Telegram por @nise_sefaz_al_bot. A partir daí, o solicitante receberá um protocolo de atendimento e, após a análise realizada pelos servidores da Gerac, obterá retorno ao seu pedido através do email informado. Vale lembrar que a solicitação desses serviços está disponível 24h por dia, não existindo limitação de horário no atendimento. 


Os serviços exigiam a intervenção de servidores e, em alguns casos, antes demandavam também a presença do contribuinte ou seu representante nos locais de atendimento mediante agendamento prévio. Além de acelerar a resposta, a novidade oferecida pela atendente da Fazenda vem para simplificar a vida do contribuinte que mora distante da capital ou centros urbanos, como explica o Gerente de Arrecadação e Crédito Tributário, Ascânio Brêda.


“Além de modernizar o atendimento ao público da Sefaz-AL, o atendimento através da Nise agilizará e facilitará sobremaneira as necessidades do nosso contribuinte. Essa solução vem para facilitar a situação do contribuinte localizado em cidades interioranas que antes precisava agendar um horário, se deslocar para Maceió ou Arapiraca apenas para apresentar a documentação exigida para um processo, por exemplo, de Protocolização de Denúncia Espontânea”, destaca Brêda.


Nesses casos, não haverá atendimento online simultâneo, sendo o atendimento realizado exclusivamente por email com resposta inicial estimada em um prazo de 24h. Vale ressaltar que, caso o atendimento seja indeferido por dados incompletos ou incorretos, o contribuinte receberá um email sobre a desconformidade e deverá iniciar um novo atendimento. 


Para mais informações, basta acessar a Página da Nise em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis para conferir todos os serviços fazendários disponibilizados. Através da página, é possível encontrar todas as atualizações referentes ao atendimento ofertado pela assistente virtual da Fazenda.


Fonte: Sefaz-AL.



Conheça nossos cursos e faça como
mais de 150.000 alunos que já se capacitaram com a COAD

www.coadeducacao.com.br