Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/01/2021 - 14:17

Município do Rio de Janeiro

Guia do IPTU 2021 já está disponível no site da Prefeitura do Rio de Janeiro

Os cariocas que quiserem quitar antecipadamente o IPTU 2021 poderão acessar a guia na internet, a partir desta quarta-feira, 6-1.

O pagamento adiantado, em cota única, tem desconto de 7%. Outra novidade em relação ao imposto prevê a redução de custos para os cofres públicos: o antigo carnê que costumava ser enviado pelos Correios para 1,6 milhão de contribuintes será substituído por uma guia única.

A partir de agora, o carioca receberá em casa um documento com apenas dois códigos: um para pagamento da cota única e outro para quitar a primeira parcela do imposto, se assim preferir. Quem optar por dividir o valor terá que entrar no site mensalmente para gerar os códigos seguintes.

As mudanças adotadas têm como objetivos cortar gastos com a impressão e desburocratizar o acesso aos meios de pagamento ao tornar o sistema do IPTU mais digital. É o fim de um dos últimos carnês que ainda estavam em circulação na cidade.

A cota única e a primeira parcela vencem no dia 5 de fevereiro. Para quem parcelar, a segunda cota vence em 5 de março. As datas de vencimento seguintes são: 8 de abril, 7 de maio, 8 de junho, 7 de julho, 6 de agosto, 8 de setembro, 7 de outubro e 8 de novembro. Da segunda à última parcela, será preciso acessar o portal carioca.rio para emissão da guia de pagamento.

No site, o contribuinte também encontrará um meio para pagar o imposto e a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo referentes ao exercício de 2020.

FONTE: Prefeitura do Rio de Janeiro.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!