Você está em: Início > Notícias

Notícias

06/01/2021 - 11:39

IPVA - RJ

RJ: Guia do IPVA 2021 estará disponível a partir de 12 de janeiro

Para facilitar a vida dos proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de  Fazenda (Sefaz-RJ) lançou o "Portal do IPVA" com informações e serviços relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Ao acessar o Portal do IPVA, os motoristas podem consultar, por exemplo, links para a emissão da Guia de Regularização de Débitos (GRD) do próprio IPVA, que estará disponível para impressão a partir da próxima terça-feira (12-1); além do documento para pagamento das taxas de licenciamento do Detran, quitadas por meio de um boleto separado. Pelo portal do IPVA, também é possível acessar o site com informações sobre o Seguro Obrigatório (DPVAT).

Para imprimir a GRD, será preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e escolher uma das formas de pagamento: cota única com desconto de 3% ou o valor integral em três parcelas mensais, vencendo a primeira na mesma data da cota única e as demais nos meses seguintes. O pagamento da guia deverá ser efetuado em dinheiro e poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Entre outras funcionalidades, o portal tem seção de orientações ao contribuinte com perguntas e respostas, formulários para a abertura de processos referentes ao IPVA, área para pedidos de certidão de situação fiscal – documento que atesta a existência ou não de dívidas relativas ao tributo – e espaço para consultas a processos administrativos em andamento. Também está à disposição do contribuinte toda a legislação relacionada ao imposto, bem como os canais de contato com o serviço de atendimento do IPVA.

“A criação do portal do IPVA é a primeira medida da Sefaz-RJ em 2021 com o sentido de desburocratizar e facilitar a vida dos contribuintes, em especial as pessoas físicas, que querem se regularizar ou se manter em dia com o imposto. O site reúne informações sobre o tributo deste ano e de anos anteriores”, explica Guilherme Mercês, secretário de Estado de Fazenda.

O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto.  Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 3 de fevereiro.

Clique aqui e confira o calendário completo de vencimento do IPVA 2021.

FONTE: Notícias da Sefaz-RJ.




Conte com o DP Prático, seu DP descomplicado.
Solução prática para as rotinas trabalhistas e previdenciárias.
Experimente grátis!